1) Trabalhador rural, autoria desconhecida, 2010 |
2) Caipira picando fumo, J. F. de Almeida Júnior, 1893 |
4) Escravo de ganho, Jean-Baptiste Debret, 1834-1839 |
3) Cabano paraense, Alfredo Norfini, 1940 |
2) É correto afirmar que os homens retratados são da mesma região do país? Justifique sua resposta formulando hipóteses para a origem de cada um deles.
3) Compare as quatro imagens:
a) Embora tenham sido produzidas por autores diferentes e em épocas diferentes, pode-se dizer que elas têm alguma preocupação em comum? Qual?
b) Como cada artista retratou o homem brasileiro? Elenque semelhanças e diferenças entre as quatro representações.
4) Os movimentos sociais pressupõem "os sujeitos históricos como protagonistas da transformação social". Nesse sentido, em qual das representações acima do povo brasileiro você identifica maior possibilidade de mobilização? E em quais imagens o conformismo é expressado de maneira mais evidente? Justifique.
5) Se você fosse representar um trabalhador brasileiro como ele seria (represente com pintura, desenho, vídeo ou fotografia)? Cite as características físicas e psicológicas do seu personagem.
O que seria das gerações presentes e das futuras, sem o resultado desses movimentos sociais. Ainda hoje e pelo visto estamos muito longe de acabar com os envolvimento de todas as classes e serviços ao povo.
ResponderExcluirAi de nós se não nos manifestar, esse País não anda! Se anda, por que ainda estamos sofrendo?
Sabrina Mendonça / T:2004 / Pedro Fernandes
Olha, achei essa charge bem interessante >> http://2.bp.blogspot.com/_HkNJttLlHwQ/TORd9zx00UI/AAAAAAAAApw/g8hboXmr-hI/s400/hoje-trabalhador.jpg
ResponderExcluirPois retrata o brasileiro que tanto se esforça pra trabalhar, no fim do mês receber nem metade do que deveria pelo seu devido esforço ...