sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Movimento Feminista



Dentre tantas lutas, o movimento feminista se destacou pela perseverança na luta pela igualdade de direitos. À primeira vista, parece-nos que as mulheres estavam marcadas pelo imobilismo e pela invisibilidade social. Autossacrifício, submissão, obediência são estereótipos enganosos que ignoram o verdadeiro papel da mulher na sociedade brasileira. A visão patriarcal reforçava os papéis antagônicos de homens e mulheres: cabia aos primeiros desbravar os sertões, conquistar riquezas, prover o lar, e a elas restaria a tarefa de multiplicar a prol.
No século XIX, surgiram as primeiras organizações de mulheres que se engajaram na luta pelo direito à instrução e ao voto. No Rio Grande do Norte, Nísia Floresta (1809-1885), abolicionista e republicana, combatia a ignorância das mulheres e a dependência feminina em relação aos homens. Já no início da República, com o crescimento do comércio e da indústria, a mão-de-obra feminina se incorporou à produção social, possibilitando o surgimento dos movimentos de libertação.
Em 1932, como resultado de uma luta histórica, o voto feminino foi incluído no Código Eleitoral. Desde então, as mulheres têm ampliado sua participação política e tornaram-se agentes transformadores da própria História.
Atualmente, apesar de tantas conquistas, os meios de comunicação insistem em promover uma imagem extremamente negativa do universo feminino, ligando a mulher a futilidades, modismos e ideais de beleza duvidosos.





8 de março, Dia Internacional da Mulher

Os movimentos sindicais, típicos das sociedades industriais, lutaram durante todo o século XIX e início do século XX pela redução da jornada de trabalho, mobilizando milhões de trabalhadores. Integrando-se a essa luta, 129 mulheres tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova York, paralisaram os trabalhos exigindo uma jornada de trabalho de 10 horas diárias, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias refugiaram-se num dos galpões da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas do galpão e atearam fogo nele. As tecelãs morreram asfixiadas.
Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910, na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos Clara Zetkin propôs que o 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova York. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa. A partir daí, essa data começou a ser comemorada no mundo inteiro, sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1975.
Fonte: Dimenstein, Gilberto et. all. Dez Lições de Sociologia, pág.266-268

17 comentários:

  1. É tão surpreendente ver como depois de alguns protestos feministas, a forma que a mulher foi lançada no mercado de trabalho. A mulher nos dias de hoje consiguiu obter os mesmos direitos que o homem, alem do direito de voto e ajuda em relação a luta contra a violência doméstica.

    ResponderExcluir
  2. MULHERES uma palavra forte para a raça mais forte, elas que sofrem tanto, desde o parto que elas sofrem, no passado que eram tratadas como bicho eu acho que elas tem o dever de lutar pelos seus direitos já é seculo 21 mulher tem que ter direitos iguais o do homem sim conseguir seu próprio sustento sem ajuda sem necessitar de marido para trabalhar é te sustentar, mulher tem que lutar SIM pelos seus direitos até porque elas são mais guerreiras e valentes do que os homens.

    Daniel de Souza Machado/2005/ Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  3. O movimento Social é um movimento que reuni o povo , para reivindicar os seu direitos como cidadão , sem preconceito tanto como raça , religião etc..

    ResponderExcluir
  4. Feminismo é uma luta por igualdade apenas, como qualquer outra. Os direitos das mulheres mudaram, e hoje pode-se dizer que são os mesmos dos homens, mas a mentalidade de muitas pessoas ainda não mudou, como por exemplo, o fato de uma mulher que sai com muitos homens ser chamada de vazia, o que pra mim não faz nenhum sentido, portanto é uma luta que não deve parar tão cedo.

    ResponderExcluir
  5. Acho o movimento feminista importantíssimo numa sociedade dominada pelo sexismo,onde mulheres são tratadas como seres inferiores por muitos homens e mesmo por mulheres que reproduzem tais preconceitos.

    Natália da Costa Ferreira Cardoso - 2003 - C. E. Deputado Pedro Fernandes.

    ResponderExcluir
  6. Sim, pois atraves das reivindicações as mulheres comecaram a ganhar voz diante da sociedade, ate entao machista. Nos dias atuais sentimos isso atraves do direito a igualdade entre homens e mulheres. RENAN DEVALDO. TURMA : 2004 PEDRO FERNANDES

    ResponderExcluir
  7. Sim, pois atraves das reivindicações , as mulheres comecaram a ganhar voz diante da sociedade , ate entao machista . Nos dias atuais sentimos isso atraves do direito a igualdade entre homens e mulheres. Renan devaldo. Turma 2004 pedro fernandes.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia a história do dia Internacional da mulher. É inacredirável como as pessoas achavam errado as mulheres lutarem pelos seus direitos, era como se fossem bichinhos de estimação adestrados. Me pergunto como estaríamos hoje em dia se as mulheres tivessem se unido mais cedo, mas como diz o ditado: Antes tarde do que nunca. A luta foi grande, e mesmo assim não conquistamos tudo que nos é de direito. A desigualdade entre homens e mulheres ainda é muito grande em alguns aspectos, mas a luta continua.

    ALUNA: Thayná M. dos Santos
    TURMA: 2004

    ResponderExcluir
  9. As mulheres eram tratadas com os mesmos direitos que o homem tinham e até hoje as mulheres ainda não são tão valorizadas como os homens, recebendo salários inferiores aos homens. Isso é uma coisa que deveria mudar pois desigualdade de gênero é algo que não deveria existir.

    Gustavo de Jesus da Silva - 2005 - Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, quando as mulheres eram tratadas com os mesmos direitos que os homens tinham?

      Excluir
    2. Na verdade eu não quis dizer isso devo ter escrito errado, quis dizer que ela não eram tratadas com os mesmos direito que os homem tinham e que hoje em dia ainda sim recebem salários inferiores aos homens

      Excluir
  10. Na minha opinião, acho que às mulheres que morreram na fábrica, antes fizeram um Bom trabalho, pois se não fosse por Elas hoje estaríamos bem pior,temos muito a melhorar, mas achei justo lutar por seus direitos independente da cor, raça.

    C.E Deputado Pedro Fernandes
    Nome: Rafaela Coimbra
    Turma: 2004

    ResponderExcluir
  11. O movimento feminista dos ultimos anos no brasil, conquistou o direito das mulheres , o direito economico, social e culturais, alem de terem ganhado varios outros direitos como defesa e deveres, as mulheres antigamente eram muito mal vista, elas nao tinha quase direitos, mal poderiam opinar algo,

    C,E,D Pedro Fernandes
    Ingrid da silva pereira 2002 - manha

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que nós mulheres lutamos bastante pra chegar aqui e conseguimos o que queríamos, mas , ainda tem muitas guerras pra se lutar ainda somos limitadas a muitas coisas, como exemplo vou citar uma situação chata que me ocorreu, eu estava procurando um emprego de meio período em alguma biblioteca ou livraria mas me deparei com um site na internet que tinha esse emprego mas só para funcionários homens e isso me deixou muito intrigada. E eu prefiro mil vezes a mulher de hoje do que a mulher de antes pois a de antes era limitada só podia ficar em limpando casa e tomando conta de criança como se fosse empregada e fora que nem considerada cidadã era, agora as mulheres são mais guerreiras. E o ocorrido de 8 de março, eu não conhecia a história mas gostei muito de conhecer, apesar de trágica, E eu achei injusto o fato de os policias terem feito isso com elas, pois quem são eles pra fazerem isso? e se fosse a esposa deles ali ? Não cabe a eles julgarem nada que fazemos, pois nós somos seres humanos que nem eles. isso é pura covardia, as mulheres tem mesmo que lutar pra acabar com a covardia dos homens, só corrigindo tais erros que a ordem no mundo pode ser liberta.

    C.E Deputado Pedro Fernandes
    Nome: Lohana Nivia
    Turma: 2005

    ResponderExcluir
  13. o movimentos feminista e muito importante para , mulheres que sofre preconceito nos dia a dia, porém ainda existem alguns casos de agressões domesticas , alguns direito ainda falta , respeito principalmente mais a maioria da parte já alcançamos . C.E.D . Pedro Fernandes
    Vanessa Matos de Souza
    TURNO - manhã
    TURMA 2005

    ResponderExcluir
  14. Não é de hoje que vemos as mulheres sofrendo por desigualdades. Também, não é de hoje que as mulheres não são bem notadas.
    As mulheres lutam por seus direitos na sociedade e aos poucos conseguem atingir-los. Parecido com o movimento homossexual, o movimento feminista, tem como demanda liberdade, direito e igualdade. Por exemplo; havia uma época na qual as mulheres não podiam votar, graças à algumas feminitistas, esse 'preconceito'. Hoje em dia, após essas e outras conquistas, as mulheres, ainda continuam lutando contra às demais indignações do seu dia-a-dia. Como por exemplo; não poder se vestir da forma que quer, agressão doméstica, estupro, e outros tipos de casos.

    Daniel do Nascimento M. Pereira
    - 2001
    - Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  15. As mulheres hoje em dia conquistaram diversos tipos de direitos, que deveriam ser conquistados sem lutas, mas não foi o que houve, nós, mulheres, batalhamos desde o início por cada conquista que temos hoje, e esses movimentos foram de diversas formas, para mudarmos o conceito que tinham sobre nós, antes não tínhamos direito de cidadã, não podíamos nem votar, e graças aos movimentos que mostramos que existimos, que estamos aqui e não somos invisíveis, hoje as mulheres conseguiram o que queriam, o direito de viver.

    CE Dep. Pedro Fernandes
    Gabrielle Belo
    Turma:2005

    ResponderExcluir