Um grupo de 30 estudantes de pós-graduação criou um programa de internet para ensinar aos alunos e professores como tirar proveito de sua vizinhança. Digita-se, por exemplo, a palavra "skate" e fica-se sabendo como encontrar, nas redondezas, aulas desse esporte. Escrevendo o termo "drogas", surgirão, na tela, os nomes dos médicos e dos psicólogos mais próximos dispostos a ajudar as vítimas da dependência.
Simplificando, é uma espécie de de Google focado no bairro. A chave do programa é capacitar a comunidade para montar seu próprio banco de dados; a iniciativa vale por um curso popular de georreferenciamento.
O Ministério da Educação, ao tomar conhecimento da invenção, decidiu então disseminá-la em todo o país para realizar a formação de professores e diretores, ajudando-os a criar comunidades de aprendizagem em torno de suas escolas.
O que interessa aqui não é a educação nem a informática, mas a dica por trás da rápida aceitação desse mecanismo de busca: isso tem muito mais que ver com política do que com tecnologia.
Está crescendo a percepção de que boa parte da solução dos problemas sociais brasileiros depende da inventividade local, numa inversão da lógica brasileira tradicional de valorização do poder central.
As cidades brasileiras, seguindo essa lógica, começam a se organizar - estimuladas por lideranças locais, como líderes do movimento dos sem-teto, dirigentes de associações de carroceiros, educadores da periferia, atletas, diretores de banco e empresários.
A tendência é uma mobilização apartidária com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na cidade, com metas de longo prazo a serem fiscalizadas. A motivação dessa agenda são, geralmente, os exemplos bem-sucedidos de Bogotá, Barcelona e Nova York.
Segundo essa lógica, vamos prestar atenção cada vez menos a Brasília e cada vez mais a soluções como o pedágio urbano de Londres, a ofensiva de Nova York para liderar a redução da emissão de gás carbônico, os projetos de Paris para tirar os carros da rua, os modelos de segurança em Bogotá.
Também vamos tentar entender melhor como a minúscula e pobre cidade de Barra do Chapéu é campeã do indicador do Ministério da Educação, como uma cidade rural da Índia (Udaipur) combateu o absenteísmo de professores distribuindo uma máquina fotográfica aos alunos ou como o índice de violência despencou no Morro do Cavalão, em Niterói.
Para outras experiências de engenhosidade local clique aqui
Fonte: Dimenstein, Gilberto et. all. Dez Lições de Sociologia, pág.271, 272
Bom eu achei muito maneiro,os alunos terem criado esse movimento social do site,ia ser muito maneiro mesmo se fosse sinples botar o nome do que nos queremos e aparecer para nos sabermos onde esta acontecendo ou onde podemos aprender
ResponderExcluirCaio, qual a sua turma e escola?
ExcluirNo início, o texto mostra a modernização na sociedade. Jovens estudantes trazendo o avanço tecnológico, trazendo uma nova era de informação.
ResponderExcluirAo longo do texto observa-se que tudo isso não se trata apenas de uma grande invenção, mas mobiliza a sociedade a aumentar suas percepções com soluções em relação aos problemas sociais e ambientais brasileiro, através da invetividade local.
Podemos tirar como exemplo essas manifestações que vemos nas redes sociais, jornais, etc... As pessoas fazendo uma grande mobilização para obter melhorias nos hospitais, no ensino estudantil, nas ruas e tal.
E as próprias pessoas realizam instituições na sua cidade local para abrigar viciados, ajudar pessoas que sofrem com bebidas (AA), casa de abrigo para idosos, crianças deficientes, ect.
A sociedade tenta enteder como tal situação pode acontecer e também busca soluções para resolver os problemas que podemos ver acontecer tanto aqui, quanto fora do nosso país.
C.E. Deputado Pedro Fernandes
Nome: Pablo José da Silva de Farias
Turma: 2004
C.E. Deputado Pedro Fernandes
ResponderExcluirNome: Rayssa de Souza
Turma: 2005
Achei bem bacana e conheço uns dois apps pra celular que funcionam da msm forma e me ajudam bastante quando eu quero encontrar uma farmácia mais perto ou descobrir onde tem ponto de ônibus, por exemplo.
É muito mais pratico e útil fazer uso da tecnologia no nosso dia a dia como forma de ajuda em tarefas simples (como chamar um táxi, descobrir pontos novos de encontro, cursos na sua região etc) e por isso tem crescido bastante o numero de adeptos desses apps e sites de localização.
Vamos usar a internet ao nosso favor de forma consciente!
A ideia é muito boa, facilita muito a vida das pessoas daquele bairro. A internet é uma ferramenta de apoio, e quando usada de maneira certa, facilita muito. Ainda mais que ajuda as pessoas a resolverem seus problemas, tendo ali uma ferramenta de auxílio que pode te dar informações de onde procurar ajuda, acredito que as pessoas procuram mais a ajuda. Acho legal as pessoas gastarem seu tempo para ajudar e facilitar a vida do próximo.
ResponderExcluirNome: Dianna Vivório Cardoso Santos
Turma: 2004
Centro Educacional Deputado Pedro Fernandes
ResponderExcluirNome: Anne Larissa Silva e Silva.
Turma: 2001
Vale ressaltar que a internet é uma ferramenta totalmente necessária e tem se tornado cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, e a iniciativa dos 30 jovens foi uma grande passo, não só para o bairro, mas foi por tomar conhecimento disso, o Ministério da Educação expandiu por todo país, fazendo dele uma ferramenta para professores terem um vínculo com os alunos na internet.
Eu, sinceramente, achei interessante a iniciativa e seria bom que o Pedro Fernandes adotasse esse método, acredito que isso diminuiria as "Reprovações", pois nem todos os alunos não tem coragem de dizer que não estão entendendo o assunto, e uma ajuda virtual seria grandemente aceita, pois a maioria dos alunos teriam acesso a um plataforma virtual de ensino voltado integralmente ao assunto que estão sendo ministrado em sala de aula e seria uma ajuda enorme aos professores.
esse invento irá ajudar a sociedade a aprender e resolver questoes simples do dia a dia assim ira melhorar a vida da sociedade como um todo.A intenção é desfocar de brasilia (capital) e focar na sociedade como um todo,um ajudando o outro, um aprendendo sobre o outro e todos resolvendo problemas simples que toda a sociedade tem.O texto da exemplos de cidades que foram bem sucedidas,como New York,Paris e Londres e exemplos aqui no nosso pais, como no morro do carvão em niteroi
ResponderExcluirAchei muito interessante o Movimento Feito pelos 30 jovens. Se o mesmo fosse colocado em funcionamento e todos conhecessem seria muito bom e ajudaria muitas pessoas a encontrarem o que precisam com mais facilidade e rapidez. O Colégio poderia adquirir esse Movimento para "facilitar" a vida dos alunos.
ResponderExcluirC.E Deputado Pedro Fernandes
Nome: Kamilla Tavares de Paula
Turma: 1006
O que eu achei interessante foi o fato da pesquisa, que é no caso um diga não as drogas, ao invés de conduzir a pessoa até a droga afasta, E também o fato da pequena cidade ter sido campeã do indicador no ministério da educação pois dá pra perceber que lá mesmo ganhando mal pelo fato de ser uma cidade pobre os professores gostam do que fazem o que é difícil aqui no rio. Gostei bastante desse movimentos pois eles deram um jeito de mudar o ponto de vista das pessoas, de coisas ruins pra coisas boas.
ResponderExcluirC.E Deputado Pedro Fernandes
Nome: Lohana Nivia
Turma: 2005
E importante hoje a tecnologia cada dia na solução de problemas da nossa sociedade, e um modo prático e rápido de resolver tudo.
ResponderExcluirC.E Deputado Pedro Fernandes
ResponderExcluirnome:willian santos
turma:2005
adorei o que mais me chamou atenção foi sobre a criação do app achei super utiu e uma ótima ideia e também pela aquela minúscula cidade ser a campeã do indicador do ministério da educação achei muito bom mesmo e ver a força de vontade dos 30 jovens também pareceu ser muito gratificante.
Ótimo projeto feito por esses 30 alunos. Hoje em dia por mais que seja tão ilimitado o uso da tecnologia, algumas classes sociais sequer sabem o que é ou se habituaram com o uso de alguma tendência tecnológica atual. O surgimento da tecnologia ajuda bastante na acessibilidade e conhecimento destas pessoas, e o uso deste programa beneficiaria bastante na rapidez de busca para o melhor entendimento. Por mais que sejam 30 alunos, tais projetos como esse deveriam ser aderidos como uma boa ferramenta de criação para outras pessoas ou pelo próprio governo que repassaria estes projetos à pessoas menos favorecidas.
ResponderExcluirC.E Deputado Pedro Fernandes
Nome: Wallace M. Rodrigues
Turma: 2005
Bom achei legal , só pelo fato de ter tecnologia bom isso hoje em dia é essencial e pelo simples fato de ser um local pobre , sem muitas condições lá os professores ensinam com gosto , com vontade de ver aquelas crianças que nasceram naquele local no futuro ser alguém importante para sociedade e ajudar suas famílias , e também a determinação dos jovens foi essencial para todo o projeto . Aprovei de verdade oque eles fizeram .
ResponderExcluirNome: Larissa Torres
Turma: 2005
DPF
Bom Eu achei legal modernização na sociedade .jovens estudantes trazendo o avanço tecnológico,e trazendo uma nova era de informação. ira ajudar a sociedade , aprender e resolver questões simples do dia a dia assim ira melhora a vida de
ResponderExcluirmuitas pessoas da sociedade .
nome: Vanessa matos de Souza
turma :2005
colégio ;PEDRO FERNANDES
A pesquisa feita pelos jovens, e a forma que buscaram de ajudar e incentivar o próximo foi muito boa, e devíamos levar isso adiante. É um gesto muito nobre que deve ser valorizado.
ResponderExcluirGabrielle Belo
2005
CE Dep. Pedro Fernandes
Bom eu achei interessante porquê foi uma atitude honesta e muito inteligente,também é muito bom para modernização na sociedade,que facilita informações próximas em seu bairro\vizinhança, a internet é uma ferramenta totalmente necessária e tem se tornado cada vez mais parte do nosso dia-a-dia de fato essa pesquisa/projeto deveria seguir em frente e ser bastante valorizado porquê não são todos que teriam a mesma atitude
ResponderExcluirAluna-Rafaela Coimbra
Turma-2004
número-11