Criada em 1850 por Lorenz von Stein (1815-1890) para designar a emergência do movimento operário europeu, a categoria movimentos sociais tem ocupado lugar privilegiado na teoria sociológica clássica e contemporânea. sua análise baseia-se nas tensões da sociedade, na identificação de mudança e na passagem de um estágio de integração para outro por meio da transformação induzida por atores coletivos.
Pensados sempre em função da lógica capitalista, o movimentos sociais referem-se a uma
multiplicidade de formas de participação. Max Weber (1864-1920), por exemplo, viu nos movimentos sociais o fator propulsor da modernização; já para Émile Durkheim (1858-1917), essa categoria denotaria a transição de formas de solidariedade simples, nas quais os indivíduos diferem para as formas de solidariedade mais complexas, que resultam da crescente divisão de trabalho exigida pelas tarefas econômicas menos simples.
Karl Marx (1818-1883), por sua vez, considerava que os movimentos sociais serviriam para designar a organização racional da classe trabalhadora em sindicatos e partidos políticos empenhados na transformação das relações capitalistas de produção.
Assim desenvolvida no âmbito do marxismo, a categoria "movimentos sociais" considerou, até a metade do século XX, as classes sociais como o sujeito coletivo mais capaz de produzir a transformação social. Nessa ótica, a transformação do modo de produção capitalista para o socialista, por exemplo, dependeria da abrangência da ação revolucionária da classe operária nos sindicatos e nos partidos políticos, assim como na repercussão destas no aparelho do Estado.
Por volta dos anos 1950, o sociólogo francês Alain Touraine (1925) defendeu uma Sociologia dos movimentos sociais que incorporasse as contribuições do marxismo. Entretanto, a partir da década de 1970, essa categoria sociológica, igualmente pensada em razão da alteração da lógica capitalista, adquire novo formato com a emergência dos "novos movimentos sociais".
Estudiosos como o sociólogo argentino Ernesto Laclau (1935), o italiano Alberto Melucci (1943-2001), além do próprio Touraine, começaram a questionar a noção de que somente as classes teriam capacidade de se constituir como sujeitos sociais na luta pela ampliação dos direitos sociais, econômicos, civis, humanos, ecológicos, político etc. Alberto Melucci (1999), por exemplo, considerou que na sociedade moderna a existência de sujeitos sociais extrapola a categoria das classes sociais, à medida que a posição do sujeito nas relações de produção nõ determina, necessariamente, suas outras posições com relação às questões ambientais, de direitos humanos etc. Por essa razão, esse autor propõe focalizar a análise sociológica dos movimentos sociais na categoria de ações coletivas. Assim, rompendo com a ideia de que a identidade dos atores é determinada apenas pela estrutura social (camponeses, trabalhadores, burgueses), os estudos dos novos movimentos sociais consideram que a dimensão política da transformação da sociedade está presente em toda prática social - não mais se restringindo à atuação da casse operária do sindicatos ou partidos políticos.
Desse modo, com o advento dos novos movimentos sociais, o enfoque nas classes perde importância para a cultura, que adquire papel mais ativo na constituição de sujeitos históricos que agem coletivamente coo protagonistas da transformação social. Um resultado desse processo é que a organização desses novos movimentos pela ampliação dos direitos de cidadania, por exemplo, se realiza de forma mais espontânea na esfera da cultura, isto é, à margem os sindicatos e partidos políticos.
Dimenstein, Gilberto et. all. Dez
Lições de Sociologia, pág.252, 253
. O objetivo é a mudança desses movimentos é a mudança, a transformação da sociedade ou até mesmo uma revolução. Hoje em dia é comum todas as classes sociais fazerem algum tipo de manifestações no Brasil em busca de um objetivo único (a mudança) .
ResponderExcluirSamuel de Azevedo / 2004 / Pedro Fernandes
Acho que o que se explica no texto é que o maior objetivo dos movimentos sociais é concientizar alguns grupos sociais para consiguir ajuda deles para "lutar" pelo mesmo ideal...
ResponderExcluirPablo José da Silva de Farias / 2004 / C.E. Deputado Pedro Fernandes
Em diferentes épocas, sociologos tinham pensamentos diferentes, mais a intensão dos movimentos sociais sempre foi ampliar os Direitos humanos, sociais, econômicos, civis, ecológicos, político etc
ResponderExcluirFelipe Dias Rodrigues | Turma: 2002 | Escola : Estadual Acari
O Movimento Social é um Conceito muito bom, pois precisamos de mudanças acabar com esses preconceitos, como a classe social, a maioria das pessoas distingue uma pessoa por sua condição financeira ou raça vamos mudar isso que País é esse que nós vivemos.
ResponderExcluirDaniel de Souza Machado/2005/ Pedro Fernandes
Pelo o que entendi fundamental para a importância da sociedade por meio de reivindicações, eles servem para mostrar a opinião da sociedade em busca de melhorias.
ResponderExcluirNOME: Katiele Dias
TURMA: 2003
O Movimento Social é um tipo de movimento que se dar para que a sociedade , sendo rica ou pobre consiga os seu direitos Humanos, sociais e econômicos sem nenhum preconceito .
ResponderExcluirThalia Dos Santos . T:2004
Os movimentos sociais são aqueles em que um grupo de pessoas reunidas reivindicam projetos,que tem como objetivos,mudanças ou melhorias para seu grupo social no meio de uma oposição política,ou seja,é a população insatisfeita com as transformações que ocorrem tanto no campo econômico e social. Mayara M. de Jeusus/ Turma:2003 - Pedro Fernandes
ResponderExcluirMovimentos sociais pode ter seu lado bom, que é quando alguém ''luta'' por direitos ou igualdade, porém também tem seu lado ruim, pois pelo mesmo pode gerar certos tipos de conflitos, muitas vezes desnecessários.
ResponderExcluirLucas de Sousa Vaz / 2003 / Colégio Estadual Dep. Pedro Fernandes
Os movimentos sociais são uma ótima forma de protesto, melhor ainda quando são pacíficos, sem vândalos como os "Black Blocs". Com os movimentos sociais, podemos exercer nossos direitos, protestar contra as coisas que achamos serem erradas e exigir nossos direitos, podemos mostrar para a sociedade o que pensamos e com isso provocar grandes mudanças que precisamos. Existem vários tipos de movimentos sociais, para mulheres, homossexuais, entre outros. Cada um deles se referindo a algo que precisa ser mudado na nossa sociedade, muitos deles causaram muitas mudanças trazendo consigo melhora em nossas vidas. É preciso ter consciência ao protestar, e saber agir pacificamente.
ResponderExcluirLaressa Guimarães de Assis/ Turma: 2003/ Pedro Fernandes
Movimentos sociais na minha opinião é fundamental para a importância da sociedade por meio de reivindicações,eles servem para mostrar a opinião da sociedade em busca de melhorias.
ResponderExcluirNatália da Costa Ferreira Cardoso - 2003 - C. E. Deputado Pedro Fernandes
Movimento Social é o movimento que se da para que toda sociedade , estando rica ou pobre consiga lutar pelos seus direitos Humanos, sociais e econômicos sem violência e vandalismo, com consciência e sem preconceito
ResponderExcluirRafaela Coimbra -2004
C.E Deputado Pedro Fernandes
Pelo o que eu entendi, os movimentos sociais é ações de várias pessoas com o objetivo de manter ou mudar alguma situação.sendo eles locais, regionais, nacionais e internacionais. no nosso dia a dia temos vários exemplos de movimentos sociais como:greves (por melhores salários e condições de trabalho), movimentos por melhores condições de vida (por transporte, habitação, educação, saúde e entre outras.) movimentos feministas, ambientalistas
ResponderExcluirestudantis etc.
Maria Aparecida P. Epaminondas - 2003 - C.E Pedro Fernandes
Os movimentos sociais são um grupo de pessoas que desejam mudanças, exigindo transformações, exigindo seus direitos e uma transformação na sociedade, Fazendo com que essa exigência possa ser feita atras de protestos e tendo sempre um sindicato apoiando suas ideias.
ResponderExcluirGustavo de Jesus da Silva - 2005 - Pedro Fernandes
Olá, Gustavo!
ExcluirNão é certo que "sempre" tem um sindicato apoiando. O sindicato é mais comum (mas tb não é sempre) em reivindicações trabalhistas. No entanto, existem muitos outros tipos de reivindicações que não possuem relação com os sindicatos, como o movimento ambientalista, por exemplo.
Movimentos sociais é quando a sociedade está insatisfeito com algo e vai pra rua reivindicar por seus direitos . Um exemplo disso foi no último domingo(15/03) que o povo foi para a rua manifestar sobre a reprovação do governo Dilma .
ResponderExcluirBárbara Chagas Faria - 2005
C.E Deputado Pedro Fernandes
Movimento social é ação coletiva aonde setores da sociedade fazem reunião para definirem defesas, transformações,etc. Para eles protegerem os direitos das coisas que acreditam estar certas. E com isso tentarem colocar ordem na sociedade.
ResponderExcluirThais Morais - 2004 - C. E. Deputado Pedro Fernandes
O movimento Social é muito importante, são compostos pelo povo, e é muito importante principalmente para o povo brasileiro, a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo.
ResponderExcluirEx: Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa, nisso o movimento mostra a ela que isso são direitos, e não um privilégio, o movimento social tira as pessoas de seu isolamento e lhe dá identidade, dignidade.
Maryane Alves-2003
C.E Deputado Pedro fernandes
Pra mim Movimento Social é,uma forma de que a sociedade tem para ir em busca de seus direitos,ou seja,se reúnem para irem atrás de uma melhoria na vida.Existe muitas formas de movimentos sociais..Exemplo:Politica e Homossexuais! Nome:Fernanda Souza/ Turma:2002 C.E.Deputado Pedro Fernandes
ResponderExcluirBom...Pelo o que eu entendi ''Movimentos Sociais'' é aqueles que lutam por seus direitos que vão em busca daquilo que eles querem para uma vida melhor e sem violências,preconceitos entre outras coisas! Nome:Luana Cristina Turma:2003 C.E.Deputado Pedro Fernandes
ResponderExcluirMovimentos sociais foram feitos para aqueles que querem lutar pelos seus direitos e vão em busca de diversas formas de manifestarem.
ResponderExcluirNome: Gabrielle Belo Turma: 2005 C.E. Dep. Pedro Fernandes
Movimentos sociais é a luta pelos direitos do povo e uma forma da sociedade juntar se entre si para fazer do seu país o melhor podendo ser em termo de ensino, educação, saúde e etc. E é uma mobilização social ou seja, um grupo de pessoas, não pode ser apenas uma ou duas. mas hoje essas manifestações são mais fáceis pois podemos fazer tanto pela rede social quanto pelas ruas.
ResponderExcluirC.E.Deputado Pedro Fernandes
Nome: Lohana Nivia
Turma: 2005
Movimentos Sociais para mim são quando pessoas se mobilizam por uma causa em comum,lutando pelos seus direitos e de certa forma tentando modificar a sociedade.
ResponderExcluirEles servem para dar "voz" ao povo,para que eles possam reivindicar oque eles acham o mais certo e justo.
Nome: Mirian Rodrigues Turma: 2003 C.E. Dep. Pedro Fernandes
Os movimentos sociais, são feitos para lutar por uma causa ou direito, ou seja, movimento homossexual, que luta por liberdade de sexualidade. Ou seja, eles não querem mais se oprimir por sua sexualidade e desejam mudança na sociedade perante as leis, querem conquistar seus direitos como cidadãos e deixarem de lado a questão de sexualidade, não querem mais sofrer agressões, ofensas, ou qualquer tipo de preconceito perante sua sexualidade. Querem abrir seus olhos e tentar fazer você mudar de ideia e aceitar quem eles são.
ResponderExcluirDaniel do Nascimento M. Pereira
T: 2001
Pedro Fernandes
Movimentos socias são aquele grupo de pessoas que querem ir em busca de seus direitos como cidadão , que estão insatisfeitos , e com isso gera manifestações
ResponderExcluirNome: Larissa Torres
Turma: 2005
PF