O Etnocentrismo é a tendência a considerar um grupo étnico como superior a outros. É uma atitude de avaliar qualquer outro grupo social com base nos valores do seu próprio grupo. O Etnocentrismo consiste em julgar, a partir de padrões culturais próprios, como “certo” ou “errado”, “normal” ou “anormal” os comportamentos e as formas de ver o mundo de outros povos, desmerecendo suas práticas.
As culturas costumam definir o que as pessoas devem usar, se tratar etc. A nossa cultura, ocidental, por exemplo, negou-se a ver as pinturas corporais, os adornos e adereços dos grupos indígenas sul-americanos como uma maneira diferente de se vestir e se enfeitar, e criou-se assim a ideia de que o “índio/a” andaria pelado/a, avaliando esse comportamento como incivilizado. Acreditando na superioridade de sua própria cultura, os europeus intervieram na formas tradicionais de vida existentes nos outros continentes, procurando transformá-las.
Costumamos “ver” o mundo através de nossa cultura, utilizando-a como parâmetro para julgarmos outras culturas, acreditando que a nossa visão, nosso modo de vida, a nossa cultura são corretos, normais. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável, em seus casos extremos, pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
O relativismo cultural afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar. O relativismo é a "Postura segundo qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja qual for, e os padrões derivam de culturas." O relativismo, dessa forma, leva em consideração diversos tipos de análise, mesmo sendo análises aparentemente contraditórias. As diversas culturas humanas geram diferentes padrões segundo os quais as avaliações são geradas.
O relativismo, portanto, sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade quanto em outra cultura particular. Ele parte da ideia de que a cultura é relativa, ou seja, não é absoluta. Na questão dos europeus e seu contato com os indígenas americanos, por exemplo, uma atitude relativista compreenderia que vestir as roupas europeias é uma das maneiras possíveis de cobrir a nudez. Pintar o corpo pode ser compreendida, assim, como uma outra forma de cobrir o corpo.
O relativismo é um ponto de vista extremo oposto ao etnocentrismo, que leva em consideração apenas um ponto de vista em detrimento aos demais. Assim podemos concluir que o Relativismo é um termo filosófico que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. “Todo ponto de vista é válido”.
Adaptado de http://veronica-mos.blogspot.com.br/2013/05/aulas-de-sociologia-ensino-medio-2-ano.html
O Etnocentrismo e uma forma de se expressar melhor do que os outros, ou seja sou melhor do que você, a minha cultura e melhor que a sua, a minha roupa, o meu jeito, minha educação. Um mundo aonde ambas pessoas julgam as outras por ser diferente, aonde o meu melhor tem que ser o seu melhor. O relativismo e bastante incomum com o etnocentrismo, qualquer ponto de vista e válido, um cultura que não e absoluta.
ResponderExcluirC.E.Deputado Pedro Fernandes
Aluna: Sheila Beatriz R.De Araújo
Turma:1001 Número:42
O Etnocentrismo consiste em julgar uma outra cultura partindo de sua própria cultura como a padrão, então qualquer coisa de
ResponderExcluirdiferente em outro cultura seria caracterizado como anormal,errado de acordo com a sua própria opinião
Pedro Fernandes
Turma:1002
Aluno:Felipe Scatolin De Oliveira
O Etnocentrismo é uma foma de se expressar como o povo se se veste , jeito de falar , de andar etc ... Uma forma bem comum , onde vemos pessoas criticando outras .O relativismo explica que todos os pontos de vista são validos (Ultimo paragrafo) .É muito diferente do etnocentrismo que critica as formas de outras pessoas já o relativismo ajuda não critica '
ResponderExcluirC.E.Deputado Pedro Fernandes
Aluna: Maike de Souza Amaral Gomes
Turma:1001 Número:40
Etnocentrismo é a visão de mundo de uma pessoa que aceita a sua verdade sendo única e exclui, diminui, discrimina as opiniões, crenças ou verdades dos outros pois só a própria está "certa".
ResponderExcluirJa o relativismo, leva em consideração vários tipos de opiniões, mesmo sendo opiniões completamente diferentes.
C.E Deputado Pedro Fernandes
Nicolli Lobo, T:1001 - N°:22
todos nos tenos um tipo de cultura diferentes. Uns tem um gosto musical diferentes dos outros, um tipo de arte diferente... A cultura por um lado e importande, porque sem ela seriamos todos iguais gostando das mesmas coisas
ResponderExcluirPedro Fernandes
Vitoria regina
N°36
turma:1010
Etnocentrismo é a atitude de julgar os outros pelas suas crenças , artes e atitudes , ou seja , pela sua cultura . Sem ao menos tomar conhecimento de nada , as pessoas se sentem no direito de julgar as outras, expressando grosseiramente suas opiniões e querendo impor sua cultura , como a unica correta . Por exemplo : Os Americanos julgarem os índios pelo fato de usarem poucas vestes . Mas da mesma forma de ocorre a falta de respeito no etnocentrismo , há pontos de vista diferentes como o relativismo , que acredita que não há culturas certas ou erradas , mais sim culturas diferentes .
ResponderExcluirC.E.Deputado Pedro Fernandes
Nome: Juliana Conceição da Silva
Turma: 1013 / N° 22
O Etnocentrismo é a mania que temos de julgar cada um a partir da gente, se a pessoa é diferente, julgamos de um modo, se a pessoa se veste diferente, julgamos de outro, se a pessoa ouve certo tipo de musica, julgamos também, e assim vai. Já o Relativismo é completamente o contrário do etnocentrismo, qualquer jeito, modo diferente de cada um é válido.
ResponderExcluirC.E.D Pedro Fernandes
Caio Paiva
T: 1001 / Nº 05
Etnocentrismo é um jeito de expressar que uma coisa é melhor que a outra tipo minha roupa é melhor que a sua, meu cabelo é melhor que o seu ou meu jeito de ser, Culturas etc..Aonde uma coisa tem que ser melhor que a outra. O Relativismo não é como o Etnocentrismo, pois qualquer coisa ao ponto de vista do Relativismo é uma coisa Positiva ou Valida, pois a cultura não é absoluta.
ResponderExcluirAluno: Luiz Müller
Turma: 1003
Nº : 25
O Etnocentrismo e a forma, o lugar , o jeito como você vive, e modo que você está acostumado a pensar, e como você ver o mundo e suas forma,quando vemos algo diferente queremos impor que não e desse jeito,dessa maneira, e acaba sendo um mundo aonde todos jugam e são jugados pela sua maneira de pensar, de ser e de viver . Já o Relativismo e bem diferente,todos tendem a ver o mundo de sua maneira sem julgar e sem ser julgado e válido qualquer modo de pensar e viver.
ResponderExcluirC.E.Deputado Pedro Fernandes
Nome:Amanda Alves Silveira
Turma:1006 Número:02
O etnocentrismo é a atitude que o ser humano tem de julgar os outros, por conta de se achar superior ao próximo seja por conhecimentos, ou até mesmo por seu valor. também pode se dizer que o etnocentrismo é uma forma de preconceito, por julgar as pessoas por conta da sua cultura, da sua roupa, do seu modo de falar, de agir e etc. E o relativismo cultural é bem diferente do etnocentrismo, por afirmar que todas as culturas são iguais em valor, todo ponto de vista no relativismo cultural é válido e que ninguém está certo ou errado apenas tem opiniões diferentes umas das outras sobre o fato ocorrido.
ResponderExcluirC.E. Deputado Pedro Fernandes
Nome: Amanda M. Da Silva
Turma: 1010 / N°: 02
Etnocentrismo é julgar a partir da nossa cultura. Acho o etnocentrismo uma atitude hipócrita, já que quando domos julgados não gostamos. O relativismo é o que deveria ser ensinado à todos desde sempre.
ResponderExcluirC.E. Deputado Pedro Fernandes
Nome: Samantha Ferreira de Souza
Nº.: 29 Turma:1006
O etnocentrismo é julgar o que não faz parte do que estamos acostumados a ver. Relativismo é o certo, as pessoas deveriam saber que, não fazer parte da nossa cultura não significa ser errado ou estranho.
ResponderExcluirC.E. Deputado Pedro Fernandes
Nome: Thayná Mendes dos Santos
Turma: 1006 Nº.: 33
Etnocentrismo - é uma maneira de julgar o mundo de acordo com o seu ponto de vista, o que eu não concordo, pois acho que o mundo tem que ser julgado de uma forma geral analisando todos os conceitos do mundo, e ser julgado de uma forma certa, pois existe muitas pessoas hipócritas.
ResponderExcluirNome:Ariel da Silva Sousa.
ResponderExcluirTurma:2001
N°: 48/50
Etnocentrismo: Não se preocupa com a forma de inserção do indivíduo em meia sociedade.Sendo assim, seus aspectos culturais consistem numa forma diversificada sem requerimentos. Já o Relativismo Cultural: Se preocupa imensamente com ser inserido em plena sociedade, como o próprio nome diz: "Relativismo Cultural " ( relação com a cultura).Seus aspectos sócios culturais são deduzidos e atribuídos pelo seu meio sociocultural.
Acredito que o preconceito derive do etnocentrismo. A partir do momento em que vemos uma outra forma de ver o mundo, de se vestir, enfim, uma outra cultura, partindo da nossa, não procuraremos entender; apenas julgar. Porquê acharemos diferente, e até mesmo, bizarro. Basicamente, o etnocentrismo é isso. Julgar tudo e qualquer coisa antes mesmo de conhecer de verdade; o que acaba trazendo um certo preconceito para dentro de nós. Não é porque é diferente, que é errado/inferior, assim como não é porque é comum, é normal; o que é comum em nosso meio cultural, é normal pra nós, mas não significa que de fato seja normal.
ResponderExcluirE o relativismo cultural é totalmente o oposto disso. É considerar e validar todas as culturas e pontos de vista.
Aluna: Stacy Regina. Turma: 1004
Etnocentrismo é quando a gente se julga superior a algo ou alguém, a partir da nossa cultura. Relativismo é o contrário, é aceito de qualquer maneira.
ResponderExcluirStéfhany Guerra Gomes. T:1001
Etnocentrismo e quando nós julgamos uma outra determinada cultura ou pessoa diferente da nossa, quando algo consiste em ser diferente de que é comum e normal para nós,a pessoa se sente superior e melhor do que essa outra pessoa por ela ser ''diferente''.
ResponderExcluirO Relativismo é bem diferente,pois pra ele tudo é aceito independente de ser diferente ou não,todo ponto de vista e aceito e valido,cada um tem sua cultura,e por ela ser diferente não vai ser julgada,pois no Etnocentrismo um ponto de vista diferente é aceito e respeitado.
Aluno:Luis Fernando Dos Anjos Alves
Turma:1002