quinta-feira, 14 de maio de 2015

Diversidade Cultural - Estudos de caso

A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante para outra, o que é certo para uma pode ser errado para outras. Veja alguns exemplos:
- O homem recebe do meio cultural, em primeiro lugar, a definição do bom e do mau, do confortável e do desconfortável: Os chineses preferem os ovos podres e os oceanenses o peixe em decomposição. Para dormir, os Pigmeus procuram a incómoda forquilha de madeira e os Japoneses deitam a cabeça em duro cepo. 
- O homem recebe do seu meio cultural um modo de ver e de pensar: No Japão considera-se delicado julgar os homens mais velhos do que são e, mesmo durante os testes e de boa-fé, os indivíduos continuam a cometer erros por excesso. 
- O homem também retira do meio cultural as atitudes afetivas típicas: Entre os Maoris [Nova Zelândia], onde se chora à vontade, as lágrimas correm só no regresso do viajante e não à sua partida. Nos Esquimós, que praticam a hospitalidade conjugal, o ciúme desapareceu (...). Nas ilhas Alor [Indonésia], a mentira lúdica considera-se normal; as falsas promessas às crianças constituem um dos divertimentos dos adultos. O mesmo espírito encontra-se na ilha de Normanby onde a mãe, por brincadeira, tira o seio ao filho que está a mamar. 
O respeito pelos pais sofre igualmente flutuações geográficas: O pai conserva o direito de vida e de morte entre os Negritos das Filipinas e em certos lugares do Togo, dos Camarões e do Daomé. Em compensação, a autoridade paterna era nula ou quase nula nos Kamtchatka [da Sibéria] pré-comunistas ou nos aborígenes do Brasil. As crianças Taraumaras [do México] batem e injuriam facilmente os pais. Entre os Esquimós o casamento faz-se por compra. Nos Urabima da Austrália um homem pode ter esposas secundárias que são as esposas principais de outros homens. No Ceilão [atual Sri Lanka] reina a poliandria fraternal: o irmão mais velho casa-se e os mais novos mantêm relações com a cunhada. (…) O amor e os cuidados da mãe pelos filhos desaparecem nas ilhas do estreito de Torres [Austrália] e nas ilhas Andaman [Índia], em que o filho ou a filha são oferecidos de boa vontade aos hóspedes da família como presentes, ou aos vizinhos, como sinal de amizade. A sensibilidade a que chamamos masculina pode ser, de resto, uma característica feminina, como nos Tchambuli [Nova Guiné], por exemplo, em que na família é a mulher quem domina e assume a direção.
Os diferentes povos criaram e desenvolveram um estilo de vida que cada indivíduo aceita – não sem reagir, decerto – como um modelo. 

 Lucien Malson, As crianças selvagens, Livraria Civilização, 1988, pp. 26-28.

12 comentários:

  1. Nathália Costa Marques19 de maio de 2015 às 15:42

    O texto fala sobre as diferentes culturas que estão espalhadas pelo mundo em cada País, por exemplo: O Brasil é um País dividido em vinte e sete capitais com várias culturas diferentes, religiosas, culinárias, festas, arte, música, etc... Assim como cada lugar do mundo, os povos seguem a cultura como algo sagrado e outras pessoas de outra região que tem a sua cultura diferenciada acaba vendo o modo de agir do outro com desaprovação, já que sua criação e aprendizado foi construído através de outra cultura, o que acaba gerando algumas intrigas, com o modo diferenciado de cada ser humano pensar à respeito do próximo.

    Nathália Costa Marques, turma: 1005

    ResponderExcluir
  2. Milena Cristina (1001) .
    Sobre essas culturas,o que pode ser normal pra mim pode ser estranho para outras pessoas . Assim como os chineses preferem o ovo podre , os oceaneses o peixe em decomposição e etc. E é interessante porque cada povo tem um modo de pensar e isso acaba se tornando estranho mas ao mesmo tempo normal .

    ResponderExcluir
  3. Cada povo, cada lugar tem culturas diversificadas, modo de vida diferente e cada um sobrevive de sua maneira com respeito e liberdade para viver.
    Não existem modelos e regras e sim culturas diferentes entre os povos.

    Nome: Rafael Francisco Santos Guimarães
    Turma:1001

    ResponderExcluir
  4. Em cada país ou continente tem suas culturas,constumes e modos de agir
    como o texto fala muito sobre os japoneses eo oceoneses e suas comparação
    tambem podemos compara com outros lugares ou regiães que a seus modos e culturas...
    hoje em dia a muitos preconceito com a cultura,religião,modos etc...
    contra esses continente


    (Marcelo Leonardo Turma:1002)

    ResponderExcluir
  5. essas culturas se diferenciam de pais em pais mas se observrmos a nossa pode até ser a msm mas de modos diferentes e com tradiçoes diferentes porem sao a msm coisa mas so com pessoas diferentes e jeitos diferentes!

    Vitor sales 1004

    ResponderExcluir
  6. cultura deve ser respeitada ainda mas em paises diferentes nao podemos criticar a cultura dos outros ainda mas saabendo que a nossa pode ser criticada , da msm forma nos nao conheçemos a deles e nem eles a nossa por isso tem que ter uma igualdade um nao critica o outro e todos vivemos em paz.

    Vitor sales :1004

    ResponderExcluir
  7. em determinadas regioes tem culturas que correspondem a nossa ,mas mudam o jeito de ser realizadas e muda nas formas e jeitos de ser realizadas , pra uns é tradição enquanto pra nos é coisa do dia dia ou assim vice versa..

    Vitor sales :1004

    ResponderExcluir
  8. Cultura é algo que aprendemos e crescemos com o modo de viver como a cultura e a sociedade ensinar.Para certas pessoas o modo de agir de certas cultura é meio "surreal" como por exemplo os chineses comer ovo estragado e isso para nos brasileiros é algo nada normal,mais com a criação deles o modo de viver assim é algo totalmemte de costume.Cultura é criaçao e deve ser respeitada sem preconceito.
    Alícia Cristina 1005 manhã

    ResponderExcluir
  9. Cada lugar tem seus costumes, sua cultura... São coisas que ocorrem no nosso dia a dia. Devemos respeitá-las e não julga-las pois para eles também somos diferentes e devemos entender.
    Stéfhany Guerra Gomes. T:1001

    ResponderExcluir
  10. Cada lugar tem costumes diferentes, culturas que algumas pessoas (não todas) podem estranhar. Vemos hoje muitos tipos de costumes e culturas estranhas , como na China comer baratas escorpiões lagartos... Ou costumes de se vestirem diferente com véus cobrindo o rosto deixando só a parte dos olhos para fora. Mais devemos respeitar todas elas sem julga-las, porque assim como a deles podem ser diferente a nossa também pode ser diferente para eles.

    Lucas Azevedo. T:1002 N°20

    ResponderExcluir
  11. Em cada lugar,povo ou uma região tem seu modo de viver e suas culturas diferentes,então elas vivem conforme sua maneira e sua cultura.
    Então devemos sempre respeitar um povo,pois seu modo de agir e de pensar apesar de ser diferente do nosso,foi formado a partir da cultura deles e do modo de como eles vivem diariamente com sua determinada sociedade.

    Aluno:Luis Fernando Dos Anjos Alves
    Turma:1002

    ResponderExcluir
  12. Seja em um lugar no que fazemos, ou no que comemos a cultura está presente em todo lugar sendo que cada país tem a sua. Por exemplo : no Brasil comemos carnes de animais, as religiões são diferentes. Na China : eles comem peixes cru, e todo são obrigado a aceitar apenas um deus, mas todos nós devemos respeitar a cultura de todos os países.

    Colégio deputado Pedro Fernandes
    Aluno: Patrick de oliveira Andrade
    Turma: 1005

    ResponderExcluir