Charge de Chris Guillebeau. |
Desde que nascemos, fomos condicionados a acreditar que devemos seguir um certo padrão para que possamos ser aceitos na sociedade. Tudo o que é diferente pode causar constrangimento, então toda a nossa realidade foi criada de modo a que não nos diferenciássemos do que é considerado normal pelos padrões sociais. O conceito de normalidade atual envolve se formar na escola, escolher um curso e ingressar na faculdade, fazer estágio, subir de cargo de tempos em tempos, arrumar um par, se casar, ter filhos, comprar uma casa, mobiliá-la e provavelmente passar bons anos pagando por tudo isso. Esse é um estilo de vida que pode ser interessante para muita gente, mas por um outro lado, também existe muita gente que não se encaixa nessa sequência de expectativas e que acha um desperdício ter que viver conforme os padrões alheios.
Por causa dessa educação e da influência cultural que tivemos, somos tomados por um grande medo do fracasso que nos impede de ir em uma nova direção – mesmo tendo certeza que essa nova direção poderia nos trazer muito mais satisfação e felicidade. O fantasma do “e se” nos assombra: “E se tudo der errado?”, “E se meus pais ficarem decepcionados?”, “E se eu não conseguir manter o meu padrão de vida?”, “E se a educação dos meus filhos for prejudicada?”. Como encontrar respostas para tantos “e se” é algo difícil, geralmente empacamos nessa fase e deixamos nossos sonhos serem somente sonhos.
Texto e imagem extraídos de: http://nomadesdigitais.com/8-coisas-terriveis-que-podem-acontecer-se-voce-largar-tudo-para-correr-atras-dos-seus-sonhos/#
Vai até lá pra ler o restante. É bem legal!
Acho essas leis pra ser alguém normal, bem cansativas e as pessoas procuram sempre seguir os mesmos padrões fazer faculdade,casar,ter filhos e etc.
ResponderExcluirÉ claro que esses são sonhos de muitos, mais são sempre os mesmos objetivos, e em questão do " e se ", concordo que ele nos assusta demais sempre que vamos fazer algo pensamos e se alguma coisa .
Temos que tentar realizar nossos sonhos e não ficarmos só preocupados com o que a sociedade acha... Sempre isso vai nos assombrar "tenho medo do que os outros vão achar de mim" de certa forma, estão certos, mas não nos devemos nos prender a isso porque assim deixamos os nossos sonhos de lado e somos forçados a fazer uma coisa que "todos acham que é certo". Minha mãe sempre me disse para mim nunca desistir dos meus sonhos, pois um dia ele pode se tornar realidade, e para isso, basta ter força de vontade para encarar todos que estão contra ele, simplesmente não deixando comentários de pessoas fúteis nos abater. Não penso em ser uma "pessoa normal", quero ser uma pessoa que não tem medo de encarar nenhum obstaculo e não cruzar os braços durante uma situação que todos falam "você não vai consegui".. Tenho que me dedicar e ter foco naquilo que quero para poder mostrar que não sou o que a sociedade acha que devo ser, sou o que sempre sonhei ser.
ResponderExcluirAluno: Tatiane Figueiredo Duarte Turma:1002
A sociedade espera que tenhamos as atitudes impostas à nós. Todos devemos fazer a mesma coisa, vestir a mesma coisa (estar na "moda"), falar do mesmo jeito etc. Quando somos contra isso, somos bizarros, diferentes; Mas, afinal, o que é ser normal? Acredito que ser normal não faça alguém feliz. Ser normal vai contra a vontade do ser humano porque todos queremos ser felizes, mas será que o que eu fizer vai agradar ao outro? Esse pensamento de "o que o outro está pensando sobre isso" acaba com nossos sonhos e nossas expectativas.
ResponderExcluirAluna: Stacy Regina. Turma: 1004
Hoje em dia o modo de viver de muitos são assim.Na verdade,muita das vezes para se enquadrar no padrão e vida social que a "sociedade" nos impõem fazemos coisas que não estavam em nossos planos e isso é totalmente cansativo.Eu acho,que devemos viver conforme nascemos para fazer e não porque a "sociedade" não aceita o seu modo de viver,então viva errado.Porque é melhor morrer sabendo que fez algo que te fez feliz do que algo que gastou o seu tempo e os segundos da sua vida. Faça valer apena viver conforme o seu querer.
ResponderExcluirAlícia Cristina t: 1005 manhã
Hoje em dia para a pessoa ser normal tem que sempre ter tudo de ultima geração , tudo novo para sermos julgados uma pessoa social , a sociedade crítica muito as pessoas , o que elas fazem , muitas vezes as pessoas são criticadas pelas roupas , pra ser normal e ser tratado bem na sociedade hoje , você tem que estar na moda ser legal , entre outras coisas muitas vezes uma coisa que não estava nos seus planos e você faz para ser uma pessoa normal na sociedade.
ResponderExcluirLucas Azevedo T: 1002 N° 20
Acho que todos devem segir o seus projetos e o seu furturo com tudo furturo estudante e amante nos estudos. se temos ums sonhos de quer realizar devemos sempre cair nos estudos e a minha opiniao como uma estudante .elizama espindola t 1.005 n 10
ResponderExcluirAcho que as pessoas muitas vezes tem sua determinada rotina,que com o passar dos tempos é algo que nunca muda,então vai desgastando e cansando fazer as mesmas coisas todos os dias,então pra uma pessoa realmente ''viver'' ela deveria fazer as coisas com suas próprias escolhas e com que você se sinta bem,e não seguir e fazer uma determinada coisa,por que a sociedade está fazendo.
ResponderExcluirNome:Luis Fernando Dos Anjos Alves
Turma:1002
Na minha opinião, nós devemos seguir nossos sonhos sem ligar para o que os outros acham ou deixam de achar. Hoje em dia existem muitas pessoas que seguem esse padrão de vida, mas também existem muitas outras que não seguem, que não querem ser "normais". Todos tem seu jeito " normal" de ser, ninguém é igual a ninguém. Muitos não querem comprar uma casa e mobiliá-la, preferem continuar morando com a família; muitos não queren casar, nem ter filhos, preferem viver do jeito que vivem. Todos nós somos diferentes um do outro. Se enquadrar nesse padrão social de hoje em dia não é fácil, pois nenhum de nós gostamos de ser quem nós realmente não somos.
ResponderExcluirHoje em dia as pessoas são praticamente obrigadas a fazer as coisas sabendo que aquilo não é o que você deseja fazer e não faz você feliz. Como o próprio texto fala vc não pode escolher por conta q todos vão a faculdade e você também tem que ir, ou se você questionar a autoridade vc pode ser punido. É melhor vc fazer algo q ter de prazer do q algo q vc fez só pra agradar os outros.
ResponderExcluirColégio deputado Pedro Fernandes
Aluno: Patrick de oliveira Andrade
Turma: 1005