sábado, 14 de março de 2015

Indústria Cultural e Consumo

Um conceito muito importante foi criado pelos pensadores da escola de Frankfurt Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a Indústria Cultural. Esse conceito está ligado ao que conhecemos como cultura de massa e segue a lógica do sistema capitalista, ou seja, produção em larga escala de produtos, no caso produtos culturais, tornados disponíveis para quem pode comprá-los.
O sistema capitalista percebe que uma massa emerge e, mais ainda, percebe que além de se produzir mercadorias de consumo geral para essa massa, poderia ser possível produzir, também, e em larga escala, elementos da cultura, transformando-os em mercadorias. Daí o termo cultura de massa ou para as massas, pois a partir do momento que se produz em série para o consumo do povo em geral, para existir um novo padrão de significações na visão de mundo, no que as pessoas pensam, sentem e agem.
Para os autores, existe a possibilidade de ocorrer uma homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais, pois a indústria cultural coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores através da compra de alguma mercadoria ou produto cultural.
[...] O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação é um grande aliado da indústria cultural. A televisão é o meio mais forte de massificação de informações e entretenimento. No final dos filmes ou novelas existe sempre a punição do vilão, ou seja, nos é mostrada uma vida sem conflitos e uma sociedade sem desigualdades, onde as possibilidades são sempre iguais para todos. Também através dos filmes, novelas e programas de televisão somos levados a consumir produtos que são anunciados nos intervalos ou aparecem sendo usados pelos atores e apresentadores durante a exibição do programa, criando ou modificando hábitos e criando a necessidade cada vez maior de consumo da sociedade, ligando a felicidade ao ato de comprar determinado produto.

Texto extraído do material pedagógico de apoio para Sociologia, disponível para professores em www.conexaoprofessor.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário