Um conceito muito importante foi criado pelos pensadores da escola
de Frankfurt Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a
Indústria Cultural. Esse conceito está ligado ao que conhecemos como cultura de
massa e segue a lógica do sistema capitalista, ou seja, produção em larga
escala de produtos, no caso produtos culturais, tornados disponíveis para quem
pode comprá-los.
O sistema capitalista percebe que uma massa emerge e, mais ainda,
percebe que além de se produzir mercadorias de consumo geral para essa massa,
poderia ser possível produzir, também, e em larga escala, elementos da cultura,
transformando-os em mercadorias. Daí o termo cultura de massa ou para as
massas, pois a partir do momento que se produz em série para o consumo do povo
em geral, para existir um novo padrão de significações na visão de mundo, no
que as pessoas pensam, sentem e agem.
Para os autores, existe a possibilidade de ocorrer uma homogeneização das pessoas,
grupos e classes sociais, pois a
indústria cultural coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores
através da compra de alguma mercadoria ou produto cultural.
[...] O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação
é um grande aliado da indústria cultural. A televisão é o meio mais forte de
massificação de informações e entretenimento. No final dos filmes ou novelas
existe sempre a punição do vilão, ou seja, nos é mostrada uma vida sem
conflitos e uma sociedade sem desigualdades, onde as possibilidades são sempre
iguais para todos. Também através dos filmes, novelas e programas de televisão
somos levados a consumir produtos que são anunciados nos intervalos ou aparecem
sendo usados pelos atores e apresentadores durante a exibição do programa,
criando ou modificando hábitos e criando a necessidade cada vez maior de
consumo da sociedade, ligando a felicidade ao ato de comprar determinado
produto.
Texto extraído do material pedagógico de apoio para Sociologia, disponível para professores em www.conexaoprofessor.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário