quarta-feira, 30 de julho de 2014

Trabalho remunerado diminui tempo livre


Todas as análises que têm sido feitas demonstram que desde os anos 2000 o mercado de trabalho brasileiro tem melhorado muito: há, por exemplo, mais gente ocupada, menos desempregados e mais assalariados do ponto de vista formal, com carteira assinada. Mesmo assim, as pessoas estão trabalhando mais, de forma mais intensa, e esse tempo de trabalho está invadindo cada vez mais a vida particular das pessoas”, afirmou o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea André Gambier Campos nesta quarta-feira, 21, em Brasília, durante a apresentação do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Trabalho e tempo livre.
 
De acordo com a análise feita pelo Instituto, para um grupo dos entrevistados – de 30% e 50% deles – há uma percepção comum da relação entre o tempo de trabalho e o tempo livre: a de que o tempo de trabalho remunerado afeta de modo significativo, crescente e negativo o tempo livre. Isso, segundo o pesquisador, é um fenômeno preocupante, porque gera uma série de consequências negativas para a vida desses trabalhadores, como cansaço, estresse e desmotivação, além de prejuízo das relações familiares e de amizade, das atividades esportivas, educacionais etc.
 
Para André Gambier, não deixa de ser contraditório observar que a percepção desse grupo de entrevistados conflita com a leitura que se fez dos dados da PNAD/IBGE, os quais mostram uma aparente redução da importância do tempo de trabalho na vida cotidiana da população brasileira. Ele disse que parte da explicação pode ser uma “diluição” das fronteiras entre tempo de trabalho e tempo livre, já que para quase metade dos entrevistados, mesmo quando é alcançado o limite da jornada diária, o trabalho continua a acompanhá-los, até mesmo em suas casas.
 
O estudo aponta também que apesar da percepção comum de que o tempo de trabalho afeta de maneira significativa, crescente e negativa a qualidade de vida, somente um quinto dos entrevistados pensam em trocar de ocupação por conta disso. E ainda que a pesquisa não trate especificamente do tempo de trabalho não remunerado, desenvolvido no âmbito doméstico, traz algumas informações a respeito: esse tempo de trabalho é significativo na vida diária dos entrevistados – um quarto das respostas indicam que em caso de nova lei prevendo a diminuição da jornada de trabalho, a principal destinação do tempo livre seria o cuidado com a casa e a família.
 
O SIPS ouviu 3.796 pessoas residentes em áreas urbanas, das cinco regiões do país. A pesquisa analisa, por exemplo, se o trabalhador consegue se desligar das preocupações profissionais após o período de trabalho, se realiza outras atividades cotidianas, se o tempo dedicado ao trabalho compromete sua qualidade de vida, e a percepção a respeito da redução da jornada de trabalho.
 

23 comentários:

  1. TRABALHO REMUNERADO,significa a diminuição de tempo livre.Isso quer dizer que as pessoas em gerais então trabalhando muito , se expor demais e esquecendo do seu tempo livre, seu lazer.Trabalhar demais tem seus benefícios e seus malefícios.Benefícios: que você vai ter sempre seu dinheirinho no bolso.Malefícios: você fica cansada(o), fica estressado(a), com mal-humor, e se você tiver um relacionamento infelizmente acaba com o tempo.Por isso eu falo , trabalhe,mas não esqueça da sua vida pessoal, separe.Só trabalhe demais se você estiver passando por necessidades, tirando isso, trabalhe, mais não se esqueça da sua vida pessoal (NATHALIA DE LIMA ALVES,TURMA 2005, N°30)

    ResponderExcluir
  2. Quem está disposto a ter um trabalho remunerado, sabendo que irá afetar na sua vida pessoal, porém a sua MAIOR preocupação é sempre ter mais dinheiro, mesmo sendo uma atividade temporária e independente de ser um trabalho com carteira assinada ou não, então esses tipos de pessoas que exercem esse tipo de atividade remunerada fazem parte da população economicamente ativa, que consequentemente põe em risco a sua relação pessoal, como por exemplo citados á cima cansaço, estresse e desmotivação, além de prejuízos em relacionamento interpessoais. Mas vejamos pelo lado positivo da história, no final a pessoa estará com mais dinheiro, e que consequentemente estará desenvolvendo melhor a sua atividade no trabalho.


    (nome:Bruno Silva do Nascimento Turma:2005 N°:03)

    ResponderExcluir
  3. As pessoas estao cada vez mais substituindo o tempo livre que elas tem para trabalhar o que envolve muitos fatores que acabam afetando suas vida pessoal,uma busca incansavel por melhores condiçoes de vida e para que o sustento familiar seja mantido , eles acabam se privando de viver sem esse tempo livre e sem ter como conciliar , a vida particular com a vida profissional, o que acaba as prejudicando. (Julia Martins de Oliveira N°32, turma 2002)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho melhor trabalhar mesmo que interfira na vida pessoal, do que se lamentar por não ter trabalho, melhor ainda se for trabalhar com algo que goste. É só saber dividir as coisas...
    (aluna do Pedro Fernandes / turma: 2005 / n°: 23 )

    ResponderExcluir
  5. As pessoas estao ligando mais para o trabalho do que para vida pessoal, preferindo ganhar dinheiro do que tempo livre, mesmo sabendo que muitos dos trabalhos afetar a sua vida pessoal de alguma maneira, mas estao sempre preocupados em buscar melhores condiçoes de vida

    ResponderExcluir
  6. O trabalho é bom pois nos dar um dinheiro onde usamos durante nossa vida, então pessoas querem trabalhar em excesso para ter sempre mais dinheiro, só que isso acaba fazendo mal pra si mesmo pois mexe com seu psicologico causando cansaço, estresse e muitas outras coisas. Devemos dividir nosso tempo para trabalhar e curti a vida
    A final de contas a vida é uma só !

    Daniel de Souza Machado Turma:2005
    C e. Deputado Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  7. Todos buscam para correr atras do dinheiro é claro , na qual cada um tem suas contas para pagar e gastar com o uso próprio , porém tem pessoas que querem mais e mais que acabam a trabalhar na parte da manhã e na parte da noite e isso deixa a pessoa estressada a ponto de mandar um para aquele lugar , tem outras que sabem dividir seu tempo para cada coisa em um dia .

    Exemplo: Passar um tempo com os familiares , sair com os amigos , conhecer novos lugares e etc.

    Nome: Marcos Paulo do Nascimento Gomes
    Turma: 2005
    Escola: Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  8. TRABALHO REMUNERADO,significa a diminuição de tempo livre.Isso quer dizer que as pessoas em gerais então trabalhando muito , se expor demais e esquecendo do seu tempo livre, seu lazer.Trabalhar demais tem seus benefícios e seus malefícios.Benefícios: que você vai ter sempre seu dinheirinho no bolso.Malefícios: você fica cansada(o), fica estressado(a), com mal-humor, e se você tiver um relacionamento infelizmente acaba com o tempo.Por isso eu falo , trabalhe,mas não esqueça da sua vida pessoal, separe.Só trabalhe demais se você estiver passando por necessidades,

    Turma:2005
    ALUNO:Emerson da Silva

    ResponderExcluir
  9. O Trabalho é como uma troca , e você está ali sabendo que no final você vai receber seu salário no final do mês mais existe pessoas que não se contentam com oque ganham no final do mês e simplesmente fazem hora extra e , é bom pelo dinheiro mais é ruim pelo cansaço no final do dia você só quer sua cama , isso meche com seu horário normal , você não se concentra direito , e causa muito estresse , na minha opinião devemos fazer tudo moderadamente .



    Nome : Larissa Torres
    Turma : 2005
    DPF

    ResponderExcluir
  10. Minha opinião é que eu iria preferir trabalhar muito do que me lamentar por não ter o meu dinheiro próprio e não ter minha vida organizada conforme minha vontade,ainda mais se eu tivesse trabalhando com o que eu gosto, Nessa questão é só saber dividir as coisas de tal forma!

    Aluna -Rafaela Coimbra
    Turma -2004 /N - 11

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia, trabalho significa algo que você é obrigado a fazer, ou não terá dinheiro. Não é mais algo prazeroso. Cada vez mais as pessoas se preocupam em trabalhar horas e mais horas, para ganhar o dinheiro, mas se esquecem que precisam de tempo e responsabilidade para administrar o mesmo. Infelizmente, no mundo em que vivemos, tudo gira em torno do dinheiro e isso só tende a piorar.

    C.E.D. Pedro Fernandes
    Mariana Nunes. Turma:2003

    ResponderExcluir
  12. Para a maioria das pessoas, o que mais importa é ter dinheiro no bolso, para isso elas trabalham mais e deixam a "vida" de lado, se preocupam mais com o trabalho e o dinheiro do que com seu tempo livre, isso pode afetar tanto a saúde da pessoa, por falta de descanso, como também sua vida social com sua família e amigos..
    Nome: Luane Borges n* 10
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião se o trabalho remunerado te deixa sem tempo livre, é uma troca meio que justa, pois se você não trabalhar você fica sem dinheiro, e como tudo nessa vida é a base do dinheiro, temos que trabalhar. E se deixa sem tempo livre durante a semana, tem o fim de semana para aproveitar, durante a semana pode se descansar.

    Nome: Caio Paiva
    Turma: 2001
    C.E.D. Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião é importante trabalhar mesmo que isso vá tirar um pouco do seu tempo livre, nada adiantaria também se tivesse só tempo livre sem nenhum trabalho, não teria como aproveitar basicamente nada no século que vivemos que tudo é envolta do dinheiro. É importante trabalhar, para sabermos aproveitar bem nosso tempo livre, e se for pra trabalhar, que pelo menos seja em algo que gostamos, que assim não nos "sacrificaríamos" nosso tempo a toa.

    CE Deputado Pedro Fernandes
    Natália da Costa Turma: 2003

    ResponderExcluir
  15. O trabalho remunerado é uma diminuição de tempo livro,quer dizer , as pessoas estão trabalhando mais do que o esperado estão ficando mais no trabalho e deixando sua vida social de lado. Esses tipos de pessoas que se dedicam mas à esse tipo de atividades tem sempre aquela preocupação de ter mais dinheiro, e em fazer mais e mais parte da população econômica ativa .

    Ana Caroline Marques de Gois
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  16. Todos querem ganhar dinheiro,muitos precisão para pagar ou comprar coisas,só que algumas pessoas acabam querendo trabalhar o dobro,preferem pegar dois turnos ou até mas só pra terem mais dinheiro.Só que com isso a pessoa acaba prejudicando sua vida pessoal até em relacionamentos ou com os propios filhos que seria não ter tempo pra passar com eles voce acaba perdendo de ver seu propio filho crescer e aprender a cada dia.Mas existe tbm aqueles que sabem das consequencias e mesmo assim preferem trabalhar bastante para terem mais dinheiro pra que possam comprar o que querem,acho assim cada um sabe o que quer e o que faz nem todos tem pensamentos iguais então cada um faça a escolha que achar melhor. Algumas escolhas haverá consequencias ou Não.
    Nome: Fernanda Souza
    Turma:2002/ N:08
    Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  17. O trabalho remunerado está sujeito a várias coisas, tira seu tempo livre quando era pra ter, afeta a amizade podendo até esquecer de certas pessoas, causa estresse pois se dedica de mais ao trabalho. Por conta disso o trabalho remunerado é ruim e ao mesmo é relativo, pois no final do mês tem seu dinheirinho 'u' kkk

    DPF
    Turma: 2002
    Nome: Luiz Müller

    ResponderExcluir
  18. O trabalho remunerado além de trazer prejuízo pras relações familiares como na criação do filho(a) e no relacionamento da esposa ou marido, pode também atrapalhar o próprio trabalho pois a pessoa se dedica tanto a ele que acaba se cansando e se estressando e não conseguindo fazer seu trabalho direito o que pode levar ao desemprego por a pessoa passar a não ter mais tanta capacidade pelo estresse do grande período de seu trabalho.

    C.E.D PEDRO FERNANDES
    Nome: Lohana Nivia
    Turma: 2005

    ResponderExcluir
  19. O trabalho remunerado traz as consequências como no tempo do lazer, mas é necessário para muitas pessoas ajudarem sua família. Tudo o que fazemos gera consequências, mas vemos que pelo menos a jornada de trabalho diminuiu muito de acordo com o tempo de trabalho que era antigamente, se organizar seu horário, da para conciliar sem afetar sua vida social e lazer, é claro, esse tempo será mais curto.

    Gabrielle Belo T:2005 Dep. Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  20. O trabalho remunerado, ajuda e ao mesmo tempo atrapalha, ajuda na questão financeira e "atrapalha" na vida social.
    Hoje em dia, mesmo em algum feriado as pessoas acabam trabalhando, com seus computadores smartphones e etc.

    Aluno: Alan Douglas; Turma: 2001 DEP. Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  21. Diminui sim , mas na minha opinião se a pessoa gosta daquilo que ela faz não tem outras preocupações tudo bem , mas também não precisa se isola do mundo e só focar no trabalho tem que se divertir também .
    D.PEDRO FERNANDES
    TURMA : 2001
    NOME : TAINARA DOS SANTOS DIAS

    ResponderExcluir
  22. Observa -se que onosso tempo diminui sim,nunca será o mesmo ,se a pessoa precisa trabalhar para ganhar seu salário, se a pessoa gosta do que faz, com certeza não terá certas preocupações,pois isso é questão de rotina, a pessoa só precisa dividir seu tempo, isso acostuma, eu iria preferir trabalhar muito do que não ter o meu próprio salário e não ter minha vida organizada conforme minha vontade,ainda mais se eu tivesse trabalhando com o que eu gosto,como eu disse tudo é questão de dividirmos o tempo e se acostumar com a nova rotina

    ResponderExcluir
  23. Ter tempo livre é muito bom, mas, infelizmente, hoje em dia as coisas estão muito caras e a vontade de dar a família tudo de melhor que puder é motivação suficiente para muita gente trabalhar bastante.

    C.E. Deputado Pedro Fernandes
    Thayná M. dos Santos, nº.: 35, T.:2004

    ResponderExcluir